Seja bem-vindo! Hoje é

7 Domingos - Manifestação Espirito de Deus

O Candelabro de ouro foi feito de uma peça ouro batido (martelado).




'O Candelabro Dourado' (Ex 25:31-40)



Ex 25:31-40 " Também farás um candelabro de ouro puro; de ouro batido se fará este candelabro; o seu pé, as suas hastes, os seus copos, os seus botões, e as suas flores serão do mesmo. E dos seus lados sairão seis hastes; três hastes do candelabro de um lado dele, e três hastes do outro lado dele. Numa haste haverá três copos a modo de amêndoas, um botão e uma flor; e três copos a modo de amêndoas na outra haste, um botão e uma flor; assim serão as seis hastes que saem do candelabro. Mas no candelabro mesmo haverá quatro copos a modo de amêndoas, com seus botões e com suas flores; e um botão debaixo de duas hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; e ainda um botão debaixo de duas outras hastes que saem dele; assim se fará com as seis hastes que saem do candelabro. Os seus botões e as suas hastes serão do mesmo; tudo será de uma só peça, obra batida de ouro puro. Também lhe farás sete lâmpadas, as quais se acenderão para iluminar defronte dele. Os seus espevitadores e os seus apagadores serão de ouro puro. De um talento de ouro puro os farás, com todos estes vasos. Atenta, pois, que o faças conforme ao seu modelo, que te foi mostrado no monte."



o Santo Lugar não havia nenhuma janela ou local para entrar a luz. Foi iluminado por um candelabro de ouro glorioso, que estava colocado no lado oposto à mesa ao lado sul no Santo Lugar. Feito de um pedaço de ouro sólido batido, que pesou aproximadamente 43 kg. Em hebraico é conhecido como 'menorah' e um dos símbolos mais comuns do Judaísmo.



O menorah dentro do Santo Lugar do tabernáculo era uma obra de beleza extraordinária e consistia em três partes principais: a base, a haste principal e as hastes filiais. Acima da base surgia uma haste vertical e dos dois lados desta haste, saíam três hastes filiais que se encurvam para o lado e acima.



Cada uma das seis hastes filiais e a haste central terminavam em um pote feito em forma de uma flor de amêndoa aberta. No mesmo topo as pétalas abertas da flor seguravam uma luminária de óleo. Foram decoradas habilmente a haste central as filiais com aquele mesmo desenho de flor de amêndoa abertos com três em cada haste e quatro na haste central.



Cada das seis hastes filiais terminavam em um pote feito de uma flor de amêndoa aberta.







As sete luminárias de óleo que descansam



nas pétalas de flor eram como pequenos potes.



A decoração era tão primorosa e detalhada, que Deus ordenou que somente artesãos altamente qualificados e ungidos pelo Espírito Santo poderiam fazer isto. Nenhuma medida é determinada acerca do seu tamanho exato (quem pode medir a luz de Deus?). As sete luminárias de óleo que descansam nas pétalas de flor estavam como pequenos potes. Uma linha ou pavio de linho eram colocados na luminária, e o fogo nunca poderia apagar (Lv. 24:2).



Duas vezes diariamente, manhã e à tarde, um sacerdote trocava um pavio, e enchia as luminárias com puro azeite de oliveira batido para as luminárias (Ex 30:7).



Ex 27:20-21 " Tu pois ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveiras, batido, para o candeeiro, para fazer arder as lâmpadas continuamente. Na tenda da congregação, fora do véu que está diante do testemunho, Arão e seus filhos as porão em ordem, desde a tarde até a manhã, perante o SENHOR; isto será um estatuto perpétuo para os filhos de Israel, pelas suas gerações."



Somente o sumo sacerdote poderia trocar o óleo da luminária. Ele era responsável pelo trabalho com as luminárias.



Lv 24:3 " Arão as porá em ordem perante o SENHOR continuamente, desde a tarde até à manhã, fora do véu do testemunho, na tenda da congregação; estatuto perpétuo é pelas vossas gerações."



Todo dia e toda a noite, estas sete luminárias constantemente iluminaram a glória do Santo Lugar e especialmente na mesa dos pães da proposição, como uma lembrança de que Presença de Deus Em hebraico é conhecido como 'menorah' e se tornou um dos símbolos mais usados pelo Judaísmo.



A Amêndoa



A palavra Amêndoa em hebraico significa "despertando", porque a amendoeira era a primeira árvore que despertava do inverno e florescia. Falava da luz veloz e poderosa.



Gn 43:11 " Então disse-lhes Israel, seu pai: Pois que assim é, fazei isso; tomai do mais precioso desta terra em vossos vasos, e levai ao homem um presente: um pouco do bálsamo e um pouco de mel, especiarias e mirra, terebinto e amêndoas."



Ec 12:5 " Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;"



Jr 1:11-12 "Ainda veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Que é que vês, Jeremias? E eu disse: Vejo uma vara de amendoeira. E disse-me o SENHOR: Viste bem; porque eu velo sobre a minha palavra para cumpri-la."



Um Tipo de Cristo



O candelabro de ouro era a única fonte de luz no Santo Lugar. Seu propósito primário era dar a luz ali. Era mostrar a mesa dos pães da proposição e nunca ser mostrado. Nunca era deixava de iluminar. Esta era uma lembrança constante de que Deus estava com o seu povo. A Bíblia diz que Deus é luz, e n'Ele não há treva alguma. Quando o apóstolo João disse, " Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.



E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam", ele estava se referindo a Jesus que veio ao mundo. Jesus fez o mundo, criou a vida e veio trazer a vida de Deus para o homem caído, mas como o homem está em trevas, aparte de Jesus, que eles não puderam compreender a luz que tem a vida de Deus. O candelabro dourado iluminava os pães da proposição, e assim Deus ilumina o seu povo. O Espírito de Deus ilumina a mente entenebrecida do homem para o trazer o conhecimento de Deus, e para a vida espiritual. João disse, " Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo. Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele, e o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que crêem no seu nome; Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus." O Homem é cego aparte de Jesus. O homem não pode conhecer a Deus aparte de Jesus. Deus veio para os seus, para a sua casa, mas o homem foi incapaz de perceber qualquer luz espiritual, porque a escuridão o encobriu. O candelabro de ouro fala de Jesus como a luz do mundo.



Jo 9:5 " Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo. "



Is 11:1-2 "Porque brotará um rebento do tronco de Jessé, e das suas raízes um renovo frutificará. E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR."



Sl 27:1 "O SENHOR é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei ? O SENHOR é a força da minha vida; de quem me recearei?



Sl 119:105 "Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e luz para o meu caminho."



Mt 4:16 " O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou."



Jo 1:4-5 " Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam."



Jo 8:12 " Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida."



Ef 5:8 " Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no SENHOR; andai como filhos da luz"



Ef 5:14 " Por isso diz: Desperta, tu que dormes, e levanta-te dentre os mortos, e Cristo te esclarecerá."



1Pe 2:9 " Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para a sua maravilhosa luz"



(Apocalipse 1:4) - João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e da dos sete espíritos que estão diante do seu trono;



(Apocalipse 5:6) - E olhei, e eis que estava no meio do trono e dos quatro animais viventes e entre os anciãos um Cordeiro, como havendo sido morto, e tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra.



(Isaías 11:2) - E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.



Os sete espíritos de Deus citados em Apocalipse capítulo 3 são os mesmos de Isaías.



Isaías 11:2



E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR.



1- Espírito do Senhor

2- Espírito de sabedoria

3- Espírito de entendimento

4- Espírito de conselho

5- Espírito de fortaleza

6- Espírito de conhecimento

7- Espírito de temor do Senhor

Em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

Discipulador no Altar

Graça e Paz!

Deus tem me mostrado dia após dia que tudo em nossa vida deve ser da maneira dele, da forma dele, estava em um dia meditando sobre formação e discipulado e comecei a entender alguns pricipios.

que devemos formar discipulos não para nós mas para o altar de Deus.

E Comecei uma analize ministerial muito particular, tenho ensinado que pastor nenhum é dono de ovelha, rebanho ou igreja, sabemos a quem servimos, comecei a analizar muitas vezes a infantilidade ministerial não se aplica a idade temos o exemplo de samuel que aprendeu a escutar a voz de Deus logo em sua juventude, mas a infantilidade é o resultado de pensamentos e posicionamentos de pessoas que não tem levado a sério o Sacerdócio muitos dizem sou Sacerdote se de fato fosse, por que os problemas desta vida abalam um sacerdote sendo que sua vida deveria ser Deus.

Mudança de Valores, esta é a resposta

Tenho levado a palavra a muitos lugares e muitas vezes somos tratados como meninos e agradeço a Deus por isso, pois é desta formar que Deus tem me habilitado percebi algo e gostaria de dividir com você devemos formar discípulos no Altar e para o Altar, verdadeiros adoradores. Formar a personalidade do discipulado no Altar de Deus é uma tarefa árdua, mas prazerosa.

Texto: “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas” (Levítico 6:12)

Não queremos e não podemos criar neuroses e barreiras para que a nova geração se distancie do Altar de Deus. Mas queremos facilitar caminhos por princípios, para que as pessoas saibam e entendam os motivos pelos quais estão chegando ao Altar do Senhor. Por que devemos subir ao Altar de Deus?

Estava com minha esposa e comentava com ela por onde andam algumas pessoas, e citei o nome de uns e outros. E aí começamos a fazer uma analize, algumas observações.

Por que estar no Altar?

Pessoas abandonam a Igreja porque são fascinadas pelo “pseudo altar”, que virou palco. Se elas não têm o palco, alegam que não servem para mais nada. O prazer delas não consiste em servir no Altar, mas aparecer no palco.

Elas não servem na Casa do Senhor nem para a Casa do Senhor. Observe como outra função não interessa para elas; elas só querem se for para estar no Altar, aparecendo, estando em evidência.

Sabemos que o real interesse do levita é chegar ao Altar para servir, cuidar e zelar. Só que nenhum levita chega ao Altar sem antes passar por um treinamento específico. E os que não são levitas não se submetem ao tratamento.

O cuidado com quem ministra no Altar

O líder que ama o Altar não coloca leigos para ministrar sobre a sua vida nem sobre a vida das ovelhas. Tenho ensinado, que não é qualquer pessoa que deve e pode colocar a mão sobre a nossa cabeça. Não é qualquer pessoa que tem de orar sobre nós, porque aquele que ora sobre nós é a última autoridade que vale. Quando você submete a sua cabeça para uma pessoa ungir, você se submete àquela autoridade.

No discipulado, antes de você entregar os púlpitos, é preciso, antes, que o líder se submeta ao grande treinamento. As pessoas precisam ser treinadas para, mais tarde, compreenderem o porquê de estarem ocupando um lugar de honra. Quando isso não acontece, quando galgam territórios sem esforço, não dão valor à honra de Deus e negligenciam o chamado.

Você que é Pastor, líder de excelência, que tem um rebanho confiado em suas mãos através do líder que está sobre sua vida, deve sempre lembrar a você mesmo duas coisas:

1. Que você é chamado por Deus para estar em um lugar de honra.
2. Que um homem de Deus deve ser treinado para estar no Altar do Senhor.

O Altar, que pode ser representado através da vida em Santidade.

O Altar é o lugar de formação da personalidade, de ajudar a formar a personalidade. É no Altar, no púlpito, que as vidas receberão ministrações que as ajudarão, trarão doutrina e orientação. Por isso, o Altar de Deus precisa ter líderes com autoridade e responsabilidade.

O Altar é consagrado, você é consagrado ao Senhor?

Eu concluí que realmente no Altar do Rei Jesus não pode subir pessoas desautorizadas ou despreparadas.

Pare um pouco e reflita: Quem lhe chamou para subir no Altar do Rei? Quem lhe referenda para subir no Altar do Rei? Em nome de quem você vai liberar palavras, chamar à existência bênçãos e ministrar na vida das pessoas? É muito importante você estar ciente do que está fazendo, no nome de quem está fazendo e para quem está fazendo.

Hoje, em meio a tantos cursos e tecnologia à nossa disposição, está fácil ser um orador eloquente. Isso é fácil. Agora, quem o autorizou a subir no Altar de Deus? Com que autorização você ministra sobre as vidas e qual tem sido o seu cuidado por elas?

Estar no Altar de Deus liderando vidas deve ser algo que nos causa temor, respeito, reverência cada vez mais ao Senhor e à Sua Palavra. Precisamos aprender a respeitar o Altar do Senhor e a entender que, a partir dele, formamos muitas vidas. Quando não há esse entendimento, tudo vira um caos, porque as pessoas não sabem fazer a diferença do que é sagrado e profano.

Jesus disse que o zelo pela Casa do Pai O consumia. Hoje, muitas vezes, parece que as pessoas já não têm mais nenhum tipo de temor pela Casa do Senhor. Onde está o zelo pela Casa do Senhor, pelo Altar do Senhor? Algumas regras precisam ser rígidas, não importa se incomodará alguns que não têm seriedade ou maturidade para entender.

O Altar do Senhor é um lugar sagrado, precisa ter critérios de acesso. Quando alguém subia no Altar e não estava dentro dos critérios, o levita bradava que havia fogo estranho no Altar. Não era outro fogo, eram pessoas não bem-vindas. Então, não é de bom alvitre, que deixemos no Altar do Senhor qualquer pessoa subir, ministrar, orar.

No Altar de Deus, só pode subir quem é homem e mulher do Altar. Inclusive, se você ainda não fez, deve participar do Simposio de Adoração com o Pastor Jundimar e Pba Daiane. Lá aprenderá sobre fogo santo no Altar, e o que deve e o que não deve estar no Altar.
Nossa responsabilidade no Altar de Deus deve ser muito intensa. Quando Jesus ministrava, Ele referenciava o Altar. Então, é responsabilidade nossa, como Pastor, líder, discípulo do Altar, zelar pelo Altar da Casa do Senhor. É nosso dever ensinar para os discípulos o respeito, o amor e o cuidado com o Altar.

O Senhor diz que o altar em ruínas será restaurado por aquele que tem a visão do tabernáculo de Davi, que tem a visão de respeito e de restauração, por aqueles que cuidam da Casa do Senhor (Amós 9:11-13).

O Altar não muda com a modernidade

O legalismo extremou por um lado, e a visão fundamentalista e moderna, muito aberta, acabou abrindo precedentes pelos quais cometemos alguns descuidos com o Altar, apesar de não termos esse direito, visto que o Altar não é nosso, é de Deus.

O Altar não foi consagrado para homem algum, mas para Deus. Somente aqueles que foram consagrados por Deus estão autorizados a subir e a cuidar dele. Aqueles a quem Deus separou sobem, porque todos que sobem ao Altar viram notícia espiritual. Se você quer evitar ser notícia espiritual e não despertar principados e potestades, não suba ao Altar de Deus.

Caso contrário, podemos travar uma guerra desconhecida e essa guerra causar muitos desconfortos para cada um de nós. O discipulado pode ser uma cadeia de ensino onde as pessoas vão aprender a valorizar a importância de vir à Casa do Senhor.

Existem lugares que a gente só pode entrar se for convidado. E os nossos discípulos precisam entender que há situações que são do nosso discipulado, mas outras fugiram do nosso controle por causa da falta de temor. Pela falta de temor, fugiram da competência do discipulado.

O Altar é consagrado, solene

O Altar é consagrado, solene. Creio que isso você já entendeu. Tudo que está no Altar também é consagrado e solene. Você foi escolhido para cuidar, amar e zelar pelo Altar de Deus.

A exemplo de tudo que está no Altar ser consagrado e solene, quero lembrar alguns e ensinar a outros, que o quarto do casal é consagrado ao casal. Também deve ser amado, cuidado e zelado pelo casal.

Eu tenho um princípio, peço desculpas àqueles que são mais generosos do que eu, mas na minha cama, na qual eu e minha esposa dormimos, não levo visitas. Sabe por quê? Porque muitas vezes, para sermos gentis com os visitantes que aparecem em nossas casas, damos o lugar de maior honra da nossa casa. O leito não pode ser contaminado nem ser suspeitamente contaminado.

Imagine lá em casa, É melhor, porque muitas vezes cedemos nosso quarto na maior das boas intenções, mas não conhecemos a vida do casal, não sabemos como vivem na intimidade. Você pode dizer: ‘Eu conheço, Pastor’. E eu lhe respondo que não conhecemos, não na intimidade de casal.

A casa e o discipulado são sagrados. Lembro-me que no início da Igreja, eu ensinava sobre o cuidado de não deixar um pregador que você não conhece ministrar na Igreja, por mais que digam que é uma bênção, você não conhece.

Quanto a mim, até hoje tenho sido cuidadoso de não expor as ovelhas que Deus me confiou a um líder que eu não conheço. Isso é cuidado com o Altar de Deus. Seja você também cuidadoso com o Altar que lhe foi confiado.

Em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

O que é apostasia?


Graça e Paz!

Veja a seguir dois conceitos extraídos do cd-Rom Bíblia On-line (Sociedade Bíblica do Brasil):

1) Negação e abandono da fé (1Tm 4.1; 2Tm 2.17-18).

2) A Revolta Final contra Deus (2Ts 2.13).

Apostatar-se é abandonar a fé em Deus; sair dos caminhos divinos.

Apostasia.

1 - Como considera Deus a apostasia?

“As tuas apostasias te repreenderão: .......vê que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o Meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos”. Jer. 2:19. “Se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele”. Hebreus 10:38.

2 - Qual tem sido sempre a tendência do povo de Deus?

“O Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim”. Oséias 11:7.

3 - Que conduz inevitavelmente ao afastamento de Deus?

“Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. Hebreus 12:1.

4 - Em que sentido se manifestava a constante apostasia do povo de Jerusalém?

“Por que pois se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi: Não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha”. Jeremias 8:5 e 6.

5 - A que é comparada a apostasia?

“Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”. Jeremias 3:20.

6 - A fim de reaver o favor divino, que precisa fazer o apóstata?

“Somente reconhece a tua iniqüidade, que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde; e não deste ouvidos à Minha voz, diz o Senhor”. Jeremias 3:13.

7 - Sob Que condição promete Deus misericórdia aos pecadores?

“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:7.

8 - Por que precisam os ímpios abandonar seus pensamentos e caminhos?

“Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor”. Isaías 55:8.

Deus quer que pensemos os Seus pensamentos, que são retos, puros e eternos. Quer também que adotemos os Seus caminhos, que são agradáveis, e andemos em Suas veredas, que são veredas de paz.

9 - Que é especialmente necessário para evitar a apostasia?

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. S. Marcos 14:38.

10 - Que são os crentes exortados a fazer?

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; aprovai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo esta em vós. Se não é que já estais reprovados”. II Coríntios 13:5.

11 - Se temos a lei de Deus no coração, o que não nós acontecerá?

“A lei do seu Deus está em seu coração, os seus passos não resvalecerão”. Salmos 37:31.

12 - Qual é uma das características da apostasia?

“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos Meus estatutos, e não os guardastes; tornai vós para Mim, e Eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?” Malaquias 3:7.

13 - Que ordenança negligenciada cita Deus?

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”. Malaquias 3:8.

14 - Que remédio é indicado?

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu vos abrir as janelas do Céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança”. Malaquias 3:10.

15 - Devido aos claros ensinos de Cristo, que fizeram alguns de Seus discípulos?

“Desde então muitos dos Seus tornaram para trás, e já não andavam com Ele”. João 6:66.

16 - Arrependendo-os o apóstata, que faz Deus?

“Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-Lhe: Expulsa toda a iniqüidade, e recebe o bem, e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios. ...Eu sararei a sua perversão (apostasia), Eu voluntariamente os amarei; porque a Minha ira se apartou dele”. Oséias 14: 2-4.

17- Haverá perigo especial de apostasia nos últimos dias?

“E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. S. Mateus 24:12.

18 - Quais são alguns dos males contra que somos especialmente advertidos neste tempo?

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. Lucas 21:34.

19 - Em vista dos perigos que nos envolvem, que somos instruídos a fazer?

“Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:36.

Precisamos estar completamente firmados debaixo da Autoridade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
sempre que tenho oportunidade de ministrar costumo levar a igreja em uma pura e profunda reflexão, sabemos que nosso Deus supre infinitamente mais daquilo que pedimos ou imaginamos mas pense comigo, se esse Deus lhe desafiace a viver sem pedir mais nada a ale só servir.

Sera que você ainda o serviria?

Pense bem pois a apostasia não esta e nunca esteve em sair da igreja (templo) mais sair de Deus. Analise sua vida, do que vale tantas metas, propósitos se o maior deles é a salvação.

Jesus esta Voltando

em Cristo


Pastor Tiago Rodrigues

Graça e Paz!

Gostaria que você se abrisse para essa palavra e Retornasse seu comentario!

Recebemos um E-MAIL no

TIRE SUA DUVIDA COM O PASTOR - Participe você tambem

PASTOR A MASTURBAÇÃO É PECADO?

Bom nunca escrevi anteriormente sobre este assunto! Vejo muitas Pastores ministrarem porem pouco se denuncia sobre a veracidade deste ATO

Sabemos que existem muitos jovens dentro de igrejas que não tem coragem de perguntar a seus lideres  e pastores sobre estes assuntos e Deus colocou em meu coração para faze-lo.

Saiba: Coloquei apenas algumas referências biblicas sobre este assunto

A prática da masturbação:


A masturbação é um dos hábitos mais arraigados na vida dos seres humanos. Isso porque esse vício, além de não fazer parte do plano de Deus em relação ao sexo, é algo escravizador, traz culpa e desanima todo aquele que quer seguir o padrão estabelecido por Deus para sua vida. Como disse o conselheiro e psicólogo cristão Jay E. Adams:

“A masturbação pode adquirir um controle tão tenaz sobre eles (adolescentes, jovens, etc) que as suas energias são desperdiçadas, desviando seus pensamentos dos seus estudos, levando-os a pensar no sexo por onde quer que vão, e com qualquer pessoa que vejam...” . Isso nos mostra quão importante é que a vitória sobre a masturbação venha o mais rápido possível, pois quanto mais praticada, mais enraizada fica na vida da pessoa.

Para entendermos o porquê da masturbação ser algo errado, primeiramente é necessário que saibamos qual é a base bíblica para o sexo:

“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne”. Gênesis 2:24.

O sexo é um presente criado por Deus para a humanidade. O objetivo do Senhor ao criá-lo é prover ao casal a oportunidade de partilharem juntos momentos prazerosos em companhia e intimidade; foi criado para a alegria e felicidade do casal (não o foi apenas para a procriação). Ao terminar a criação do homem e, certamente, sua sexualidade, Deus disse que “era muito bom” (ver Gênesis 1:31).

Sendo que Deus fez o sexo para que fosse desfrutado entre o casal, a dois, e que o mesmo deve ser o meio legítimo de satisfação de nossos desejos sexuais, podemos acertadamente concluir que se masturbar não é recomendável, pois não faz parte do plano de Deus para o sexo (feito a dois a fim de que ambos tornem-se “uma só carne” = companheirismo mútuo e prazer ao cônjuge).



Mesmo não havendo referências diretas nas Escrituras quando à masturbação, há “princípios bíblicos que se aplicam ao tema”:

O Princípio de I Coríntios 6:12: Não devermos ser dominados.

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”. 1 Coríntios 6:12 – grifo meu.

Aqui Paulo ensina que até mesmo “aquelas coisas que são corretas, não devem ter a permissão de dominar um crente a ponto de tornarem-se senhores do mesmo, e ele tornar-se o seu escravo”. Se o que é correto não deve nos dominar, muito menos o devem as coisas que não são boas.

O Princípio de Mateus 5:27-28: Não devemos adulterar.



“Ouvistes que foi dito: Não adulterarás. Eu, porém, vos digo: qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela”. Mateus 5:27-28.

“O adolescente, apanhado na espiral da masturbação, eventualmente não pode evitar ser também envolvido nesse outro pecado”(adultério), pois quando se masturba, certamente pensará em outra pessoa, inclusive alguém que é casada (o).

O Princípio de I Coríntios 7:9: O desejo sexual deve ser aliviado através do sexo, com o cônjuge.

“Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado”. 1 Coríntios 7:9.

“Paulo não ensina que a masturbação é uma medida apropriada de alívio para o desejo sexual (o abrasar-se). Ele não diz por exemplo: ‘É melhor o hábito da masturbação do que abrasar-se’. Bem pelo contrário, ele alista o autocontrole como a única alternativa para o casamento...a masturbação não apaga o incêndio, mas joga mais combustível no mesmo” .

Esse texto claramente estabelece que para aliviar os desejos sexuais há 2 alternativas:

1. Autodomínio; 2. Casamento.

O Princípio de I Coríntios 7:3-4: “A capacidade sexual do indivíduo não existe para si mesmo” [7] .

“O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher”. 1 Coríntios 7:3-4.

“Deus proveu a sexualidade do indivíduo para benefício do seu cônjuge legítimo. No sexo, como em tudo o mais, sempre será verdadeiro que mais bem-aventurada coisa é dar do que receber. O sexo ego-centralizado, por conseguinte, constitui um uso ilegítimo da sexualidade”.

As Escrituras orientam que o sexo não deve ser desfrutado “solitariamente” mas sim com alguém (o cônjuge); assim, vê-se que a masturbação é uma perversão do ato sexual, pois o indivíduo está buscando seu próprio prazer apenas; não está dando prazer à outra pessoa, (sua esposa ou marido). A capacidade sexual foi dada para que déssemos prazer a outrem.

Analisando tais princípios bíblicos, podemos concluir que realmente a masturbação não é aprovada por Deus, pois não condiz com Suas orientações em relação ao ato sexual; é algo egoísta, que estimula ao adultério (Mateus 5:27-28) e que tende a estragar nossa saúde física e mental (devido ao sentimento de culpa). Tal é pecado (conquanto não seja dos mais ofensivos. Entretanto, mesmo os pecados menos ofensivos são perigosos...), pois ao prejudicarmos qualquer área de nossa vida (física, mental ou espiritual) estamos destruindo o “templo do Espírito Santo”. (I Coríntios 3:16-17; 6:19-20).

Como vencer a masturbação?

Há dicas que poderão ser muito úteis a fim obter-se a vitória. Antes, deve-se ressaltar que a vitória sobre a masturbação não vem de um dia para o outro. Alguns demoram mais, outros menos. Irá depender do tempo em que o vício está arraigado na vida da pessoa, sua força de vontade e, principalmente sua comunhão com Deus. Se vier a cair, jamais deverá desanimar, mas continuar lutando, pois “é na vossa perseverança que ganhareis a vossa alma” (Lucas 21:19).

Muitos jovens ao praticarem o ato desanimam e tendem a parar de orar e estudar a Bíblia; mas isso é totalmente errado. Se ao lado de Deus vêm as dificuldades para vencermos, imagine sem Deus! Mesmo que caia no ato, não deixe de estudar a Bíblia e de orar a Deus. Peça a Deus que lhe fortaleça a cada dia a fim de que vá obtendo a vitória sobre esse hábito.

É necessário também descobrir quando e onde ocorre a masturbação com maior frequência. Se, por exemplo, ocorre ao recolher-se para dormir, “deverás ocupar-se de vigoroso exercício físico depois de fazer suas orações, mas antes de retirar-se para seu quarto, para que caia na cama exausto”. Se a masturbação ocorre pela manhã, será bom que ponha o despertador do outro lado do quarto, a fim de que tenha de levantar-se da cama para desligá-lo. A próxima providência a tomar será arrumar imediatamente a cama.

Se nenhum desses casos for o seu, escreva-me dizendo o momento em que mais a vontade de masturbar-se lhe ataca, a fim de que tracemos um plano que se adapte à sua situação.

Muito exercício físico, atividades manuais, vigiar os olhos (não ver cenas de sexo ou mulheres nuas em revistas ou TV), oração e nutrir bons pensamentos, são importantíssimos meios a serem utilizados nesta batalha.

“Vinde, pois, e arrazoemos, diz o SENHOR; ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã”. Isaías 1:18. “Tornará a ter compaixão de nós; pisará aos pés as nossas iniquidades e lançará todos os nossos pecados nas profundezas do mar”. Miquéias 7:19.

Se Deus perdoa-nos ao cometermos os mais horríveis pecados, porque não irá lhe perdoar? Deus sabe da estrutura de cada um de nós; Ele sabe quanto tempo precisamos para vencer determinados maus hábitos que temos e nos dá esse tempo.

Não centralize suas atenções apenas neste assunto da masturbação de modo que sua vida gire em torno disso. Mesmo que seja bom obter a vitória sobre a mesma, devemos dar atenção também a outras coisas.

Vá a Jesus do jeito que está. Lembre-se de que pelo Seu poder podemos todas as coisas (Filipenses 4:13). Jesus é mais poderoso que qualquer vício; Seu amor por você é tão grande que um dia morreu na cruz do calvário para salvar-lhe. Creia em seu perdão: o perdão divino é tão maravilhoso que ao nos perdoar apaga nossos pecados e nem quer mais se lembrar deles (Isaías 43:25). Converse com o Salvador em oração todos os dias e peça-lhe poder para vencer. Faça sua parte em seguir as dicas apresentadas, na certeza de que Jesus estará fazendo a parte dEle.

Lembre-se citei muito sobre jovens, porém sabemos que existem pessoas mesmo casadas que ainda vivem debaixo desta maglinidade.

Em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

O fim do mundo será em “2012” ?


Recebi o telefonema de um amigo que estava preocupado com o fim do mundo por causa do filme de Roland Emmerich, que coloca o tempo do fim em 21 de dezembro de “2012” (nome do filme). A data é sugerida por um Calendário da civilização Maia (cultura mesoamericana pré-colombiana).

A mídia tem aumentado a curiosidade pela ficção ao afirmar que um planeta de nome fictício (Nibiru) “entrará em choque com a Terra”. Basta você acessar o Google, digitar “2012” e encontrará uma enxurrada de “informações” sobre a “nova moda apocalíptica”. Para não cairmos nessa onda de euforia, é importante termos em mente que:

1) O Calendário Maia não é o Calendário de Deus;

2) Um filme que se propõe a ter sucesso de bilheteria por uns bons anos JAMAIS passará DE VERDADE a ideia que o mundo acabará em menos de três anos;

3) O “tempo do fim” na Bíblia é o fim do pecado e das consequências trágicas trazidas à humanidade (a principal, a morte. Ver Romanos 6:23). O “fim” ocorrerá por ocasião da volta gloriosa de Jesus (Apocalipse 1:17; Mateus 24:30, 31; 2 Pedro 3:10-13);

4) O Apocalipse não é sinônimo de catástrofes. O nome grego do último livro da Bíblia significa “Revelação” e, por isso, está relacionado com esperança e não com calamidades, como é passado pelos veículos de comunicação sensacionalistas. É nesses pontos que irei me deter, de maneira breve.

O CALENDÁRIO DE DEUS NÃO É O MESMO UTILIZADO PELOS MAIAS

Não devemos negar a dedicação dos Maias no estudo, especialmente da astronomia. Todavia, o tempo de Deus não é o tempo do ser humano. O “Calendário Divino” que aponta os sinais da volta de Cristo são: o capítulo 24 de Mateus, o capítulo 21 de Lucas e o capítulo 6 do livro do Apocalipse, entre outros. O Calendário de Deus não é numérico, mas, profético.

Portanto, o que os Maias dizem a respeito do fim do mundo deve ser desconsiderado por todo aquele que acredita na Bíblia e que ao menos tem bom senso.

DEUS TEM A HISTÓRIA NAS MÃOS DELE

Daniel 2 e Gálatas 4:4 mostram que os acontecimentos históricos estão nas mãos do Criador. De que maneira? Daniel 2 apresenta com milênios de antecedência o surgimento dos quatro grandes impérios mundiais (Babilônia, Medo-pérsia, Grécia e Roma) e dos países da Europa. Esses reinos e países são representados pelas diversas partes da estátua com a qual o rei de Babilônia sonhou . A grande estátua foi a forma didática de Deus comunicar a ele – e a nós – que só o Criador sabe o futuro e que Ele o tem sob Seu domínio.

Já Gálatas 4:4 nos ensina que Jesus veio pela primeira vez a esse mundo na “plenitude do tempo…” Portanto, se a primeira vinda de Cristo não foi “de qualquer jeito”, sem um planejamento Divino, a segunda vinda (Tito 2:13) também não será! Deus é organizado (1 Coríntios 14:34, 40) e sabe o tempo certo para cumprir Suas profecias que estão intimamente relacionadas com a nossa felicidade.

Sendo que já estamos no tempo do fim; e que esse tempo culminará com a volta de Jesus Cristo para acabar com o pecado e a maldade que nos atormenta, não fica difícil entendermos que o mundo de pecado não chegará ao fim por que “um planeta se chocará com a terra”. Depois que todos os seres humanos tiverem oportunidade de se arrependerem dos seus erros e de aceitarem (ou não) o plano de Deus para salvá-los (2 Pedro 3:9), Jesus voltará em glória e majestade: “Quando vier o Filho do Homem na sua majestade e todos os anjos com ele, então, se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas em sua presença, e ele separará uns dos outros, como o pastor separa dos cabritos as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os cabritos, à esquerda; então, dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo.” Mateus 25:31-34.

Para alguns, a volta de Jesus será o fim (Apocalipse 6:14-17).

•Para outros, o começo de uma nova vida (Isaías 25:9; Apocalipse 21:4).

Tudo irá depender das escolhas que fazemos a cada dia.

APOCALIPSE: O LIVRO DA ESPERANÇA

Como afirmei anteriormente, o termo “Apocalipse” significa “Revelação”. Não é um livro de tragédias ou mesmo “lacrado”, mas, a revelação de Deus de que há esperança para nosso mundo. Percebemos a mensagem de esperança do livro em vários textos. Eis alguns:

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei que se alimente da árvore da vida que se encontra no paraíso de Deus.” Apocalipse 2:7.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao vencedor, dar-lhe-ei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedrinha branca, e sobre essa pedrinha escrito um nome novo, o qual ninguém conhece, exceto aquele que o recebe.” Apocalipse 2:17.

“Ao vencedor, que guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei autoridade sobre as nações” Apocalipse 2:26.

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3:13.

“Ao vencedor, dar-lhe-ei sentar-se comigo no meu trono, assim como também eu venci e me sentei com meu Pai no seu trono.” Apocalipse 3:21.

Há motivo para temer um livro tão belo e importante para nossos dias? Claro que não! Mesmo porque a “bendita esperança” (Tito 2:13) que possibilitará o cumprimento dessas promessas (esse bendita esperança é também a mensagem principal do livro) é o retorno de Cristo a esse mundo! Não é por acaso que o apóstolo João finaliza o livro radiante de alegria e cheio de esperança:

“Aquele que dá testemunho destas coisas [Jesus Cristo] diz: Certamente, venho sem demora. Amém! Vem, Senhor Jesus!” Apocalipse 22:20.

PARA O AUTOR DO FILME “2012”, O MUNDO NÃO ACABARÁ NESSE PERÍODO…

De acordo com o site http://dn.sapo.pt/inicio/artes/interior.aspx?content_id=1418115&seccao=Cinema:

“Emmerich anunciou que vai fazer uma continuação para TV de 2012, e mostrar o que aconteceu após a grande catástrofe. O título: 2013” (Grifos acrescentados).

Veja que nem mesmo o autor quer que o mundo acabe em 2012, pois, ele deseja escrever outro roteiro, para mais um filme. Portanto, julgar a criatividade de um profissional como sendo “a Palavra de Deus”; e permitir que qualquer alarme vindo de extremistas nos assuste, é imaturidade espiritual e desconhecimento das Escrituras, que afirmam que “o dia e a hora [da volta de Jesus] ninguém sabe…” (Mateus 24:36).

A falta de estudo da Bíblia e a disposição do ser humano em acreditar em qualquer coisa são fatores decisivos para criar esse tipo de medo desnecessário.

Em todos os momentos de nossa vida, quando “uma revelação nova” é exposta diante de nós, precisamos ser cristãos maduros na fé “Para que não mais sejamos como meninos, agitados de um lado para outro e levados ao redor por todo vento de doutrina, pela artimanha dos homens, pela astúcia com que induzem ao erro.” Efésios 4:14.

Para nós o viver tem que ser Cristo!
Vivam debaixo sempre, sempre e sempre desta palavra ele é a nossa verdadeira cobertura

em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

DOZE - JOVENS NA CONTRAMÃO

Queremos nos apresentar
Somos o
DOZE • JOVENS NA CONTRAMÃO
o Ministério de JOVENS da Igreja Apostólica Canaã.


Os responsáveis por este ministério são os pastores Tiago Rodrigues e Cibele Rodrigues, auxiliados por uma grande equipe de liderança.

Nosso pastor, o Pastor Tiago Rodrigues recebeu uma direção expressa de Deus para criar um ministério exclusivamente voltado a jovens com um desejo de discipulado e envio formando ainda jovens grandes pastores e assim surgiu o Ministério DOZE. São JOVENS, apesar da pouca idade, já são bastante ativos na obra de Deus. Temos, dentro do DOZE, diversos departamentos, como diaconia, louvor e adoração, grupo de dança, teatro, street-dance, evangelismo, profetas e muito mais.

O trabalho é embasado em cultos semanais para adolescentes, discipulados, reuniões durante os principais cultos da igreja. Através de ministrações individuais, períodos de louvor e adoração e da pregação da palavra – sempre contextualizada à realidade dos adolescentes – buscamos ajudá-los na formação de seu caráter e em seu desenvolvimento espiritual.

Podemos afirmar que este trabalho é profundamente recompensador e rico em frutos. E esta é a razão pela qual aqui, na Canaã, eles não são tratados como “aborrecentes” e sim como homens e mulheres de Deus que têm a oportunidade e o espaço para crescerem sadiamente.

O QUE SIGNIFICA “DOZE”?

Os 12 diferem de multidão. A multidão reage de acordo com os comandos que recebem. Os 12 reagem de acordo com as estratégias e metas que recebem do MESTRE, para terem suas vidas transformadas como indivíduos, seres sociais e líderes de avivamento; isso resulta em uma mudança integral.

VIVER NA CONTRAMÃO DO MUNDO E NA DIREÇÃO DE DEUS

Ser 12 é ser Modelo como está escrito em I Timóteo 4:12 “... Sê o modelo dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, no espírito, na fé, na pureza.”

Fomos chamados para ser Modelo e, para tal, é preciso investimento.

Como Modelo, por onde você for, será denunciado como 12. Pedro foi reconhecido, pela criada, como 12 de Jesus, como um de Seus discípulos. Como 12, você será conhecido pela autoridade que Deus tem confiado a sua vida, independente da geração a que pertença; o mundo espiritual está atento. Daí a necessidade de ser Modelo, porque os 12 são denunciados no mundo físico e espiritual.

Discípulos só podem desenvolver plenamente suas funções debaixo da autoridade do Mestre. “E, chamando os seus doze discípulos, deu-lhes poder (autoridade) sobre os espíritos imundos, para os expulsarem, e para curarem toda a enfermidade e todo o mal. (...) Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça dai.” (Mateus 10:1,8)

E esta vida de Deus tem marcado os corações destes adolescentes que estão sendo preparados como futuros ministros de Cristo.

NOSSA VISÃO

Se você perguntar à maioria dos adolescentes o que é a adolescência eles certamente lhe dirão que é a fase mais “da hora” da vida, o tempo de “curtir”, de “falar pro véio” que vai dormir na casa do amigo e na verdade passar a noite na “balada com os camarada”, de “ficar”, de “encher a cara” e, quem sabe, “curtir umas viagens”.

Já os pais dirão que adorariam ter uma tecla FF>> para adiantar o “filme da vida de seus filhos” e fazê-los passar dos 10 aos 21 anos com apenas um toque…. Em seguida, descarregarão sobre você reclamações e mais reclamações de como seus filhos se tornaram mal-educados, preguiçosos, teimosos, mentirosos, e por aí vai…

>Mas o que é a adolescência?

A essência da adolescência foi deturpada por Satanás. Deus a criou para ser uma das mais lindas, proveitosas e gratificantes fases da vida; o tempo em que nosso caráter é aperfeiçoado e firmado para nos tornarmos jovens com a marca de Cristo, verdadeiros adoradores. Nossa visão é levar os adolescentes a entenderem o verdadeiro propósito de Deus para suas vidas.

Os 12 são o Modelo ensinado por Jesus. Ser 12 e ter os 12 é uma questão de autoridade, de seguir os passos do Mestre. Nós, como líderes e discípulos, precisamos trabalhar para forma-los e crescer extraordinariamente.

“Os 12 não podem ser escolhidos por currículo, mas por consciência profética.”

“Jesus levantou 12, porque há um sinal espiritual de autoridade.”

DOZE


JOVENS NA CONTRAMÃO