Seja bem-vindo! Hoje é

CAMPANHA DA GRANDE COLHEITA



3º DIA – COLHER DEBAIXO DE PROMESSA
TEXTO:

Gênesis 15: 1 Depois destas coisas veio a palavra do SENHOR a Abrão em visão, dizendo: Não temas, Abrão, eu sou o teu escudo, o teu grandíssimo galardão.
2 Então disse Abrão: Senhor DEUS, que me hás de dar, pois ando sem filhos, e o mordomo da minha casa é o damasceno Eliézer?
3 Disse mais Abrão: Eis que não me tens dado filhos, e eis que um nascido na minha casa será o meu herdeiro.
4 E eis que veio a palavra do SENHOR a ele dizendo: Este não será o teu herdeiro; mas aquele que de tuas entranhas sair, este será o teu herdeiro.
5 Então o levou fora, e disse: Olha agora para os céus, e conta as estrelas, se as podes contar. E disse-lhe: Assim será a tua descendência.
6 E creu ele no SENHOR, e imputou-lhe isto por justiça.


Hebreus 11: 8 Pela fé Abraão, sendo chama-do, obedeceu, indo para um lugar que havia de receber por herança; e saiu, sem saber para onde ia.
9 Pela fé habitou na terra da promessa, como em terra alheia, morando em cabanas com Isaque e Jacó, herdeiros com ele da mesma promessa.
10 Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus.
11 Pela fé também a mesma Sara recebeu a virtude de conceber, e deu à luz já fora da idade; porquanto teve por fiel aquele que lho tinha prometido.
12 Por isso também de um, e esse já amortecido, descenderam tantos, em multidão, como as estrelas do céu, e como a areia inumerável que está na praia do mar.



O que é uma promessa?
Depende de onde a promessa está partindo

· A promessa pode partir do homem – A promessa que parte do homem é instável, pois a própria limitação do homem (aquele que fez a promessa) não pode assegurar o seu cumprimento, ou seja, o homem pode prometer, mas nem sempre tem o poder de cumprir, embora muitas vezes deseje fazê-lo, por outro lado a promessa que vem do homem pode ocultar segundas intenções, sendo apenas uma fachada para obter outros interesses.
· A promessa pode partir de Deus – A promessa que vem de Deus, sob todos os aspectos é fiel e imutável.





1. Porque Deus não é homem que minta - Números 23: 19 Deus não é homem, para que minta; nem filho de homem, para que se arrependa. Porventura, tendo ele prometido, não o fará? Ou, tendo falado, não o cumprirá?

2. Porque é dele que procede toda boa dádiva e Nele não existe mudança ou sombra de variação – Tg 1.17 Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.

3 . Porque Ele é poderoso para cumprir a promessa – II Tim 1: 12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.

4. E fundamentalmente porque Ele tem não só o querer, mas o realizar – Fp 2: 13 Porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade.

Quantas vezes já ouvimos promessas e apostamos nelas: tempo, dinheiro e sonhos. Mas ao invés de termos colheitas, tivemos frustrações!
Em função disso não é incomum pessoas dizerem: “eu não acredito em promessas!” Ou mesmo em tom de zombaria: “você acreditou, e em papai noel, você acredita?”
As pessoas se tornam endurecidas pelas frustrações passadas e às vezes, mesmo diante de uma promessa firme que venha de Deus, têm dificuldades em acreditar.
Uma das coisas que mais roubam o homem de ter uma colheita é a incredulidade – ela paralisa o homem e o impede de ter ações até de colheita mediante a promessa.

Abraão creu na promessa – simplesmente creu! E o fato de ter crido lhe foi imputado
por justiça, ou seja, Deus o justificou por ter crido e a fé de Abraão gerou colheita em Isaque, da qual nós somos herdeiros – Gl 3: 14 Para que a bênção de Abraão chegasse aos gentios por Jesus Cristo, e para que pela fé nós recebamos a promessa do Espírito.

PARA COLHER EMBAIXO DE PROMESSA É PRECISO:

1. Crer que a promessa de Deus é fato consumado

Jesus, na cruz declarou: “está consumado”, ou seja, todas as promessas, todas as palavras de Deus, tudo, consumado em Cristo, por isso, nele temos acesso a toda sorte de bençãos espirituais – Ef 3: 11 Segundo o eterno propósito que fez em Cristo Jesus nosso Senhor,
Como tratamos a promessa de Deus, diferentemente da promessa humana, sempre é um fato consumado e não um projeto. Porque?

Ec 3: 15 O que é, já foi; e o que há de ser, também já foi; e Deus pede conta do que passou.



Isso significa que aquilo que é para nós, homens, para Deus já foi, aquilo que pra nós há de ser, para Ele também já foi;
Isso porque Deus habita na eternidade onde todas as coisas já aconteceram, então quando Ele promete algo ao homem, Ele não está olhando para uma prancheta de um projeto, mas para um fato concreto.
A promessa de Deus não é projeto, é realidade!

Jo 4: 35 – Jesus disse: “Não dizeis vós que ainda há quatro meses até que venha a ceifa? Eis que eu vos digo: Levantai os vossos olhos, e vede as terras, que já estão brancas para a ceifa.”

Então significa você ter ações concretas não mediante as circunstâncias, mas debaixo da palavra que recebemos, ainda que pareça um contra censo – se Deus disse que a colheita está diante de mim, ainda que eu não enxergue, eu vou estender a mão e colher pela fé!

Se a fé é a certeza das coisas que se esperam (Hb 11:1) então a espera acabou – é tempo de colher pela fé na promessa!

2. (Parece Óbvio) É necessário semear embaixo de promessa

Gl 6: 7 Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Nós conhecemos a realidade dessa lei espiritual – “o que o homem semear isso ceifará” – conseqüentemente, não havendo semeadura não haverá colheita – então, o que satanás trabalha contra o homem é quanto ao fato dele semear.

Então, para semear debaixo da promessa é preciso:

1. Vencer a incredulidade;
2. Trabalhar pela promessa – ainda que os fatos não estejam aparentes – a promessa tem que estar plantada e ser alimentada no espírito;
3. Vencer a paralisia e a inércia e agir na direção da promessa.


Quando eu tenho essas atitudes eu começo a colher muito além daquilo que eu poderia na minha carne – Jesus disse: Jo 4: 38 Eu vos enviei a ceifar onde vós não trabalhastes; outros trabalharam, e vós entrastes no seu trabalho.








QUANDO EU COLHO DEBAIXO DA PROMESSA:

1. Eu colho aquilo que aos olhos humanos seria impossível
Gn 26: 12 E semeou Isaque naquela mesma terra, e colheu naquele mesmo ano cem medidas, porque o SENHOR o abençoava.
13 E engrandeceu-se o homem, e ia enriquecendo-se, até que se tornou mui poderoso.
14 E tinha possessão de ovelhas, e possessão de vacas, e muita gente de serviço, de maneira que os filisteus o invejavam.


2. Eu colho tesouros escondidos que Deus dispõe ao homem pela promessa
Is 45: 3 Dar-te-ei os tesouros escondidos, e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome.

3. Eu colho aquilo que seria inimaginável
1 Co 2: 9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.

4. Eu tenho experiência com o poder de Deus ao colher debaixo da promessa
Ef 3: 20 Ora, àquele que é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos, segundo o poder que em nós opera,

5. Eu experimento o Deus dos impossíveis
Lc 1: 37 Porque para Deus nada é impossível.

Abraão teve uma experiência com o Jeová-Jireh, o Deus Provedor, você vai ter uma experiência que vai marcar a tua vida para sempre com o Deus dos impossíveis – o Deus da nossa colheita!

Hb 10: 19 Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
20 Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
21 E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,
22 Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa,
23 Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!