Seja bem-vindo! Hoje é

Deixe a capa e Receba a Verdadeira Autoridade

“E ela lhe segurou pela sua capa, dizendo: Deita-te comigo. E ele deixou a sua capa na mão dela, e fugiu, e saiu para fora”. (Gn 39.12).
Creio que o Espírito Santo está nos levando a uma “decisão definitiva” que nos desafia: Deixar as capas para trás!

José foi um jovem firme na sua decisão de não pecar, mesmo podendo usar seus traumas como justificativa. Tentado sexualmente pela esposa de Potifar, viu-se preso a ela que o segurou pela sua capa. José deixou a capa nas mãos dela e fugiu (Gn 39.12).

Todos têm a sua “esposa de Potifar” e a sua “capa”. A esposa figura a tentação contínua e a capa, o que nos prende a ela. Todos temos fraquezas! Ao diabo, temos de resistir, pois ele fugirá (Tg 4.7). Mas diante da tentação devemos fugir. Não podemos desafiar a nossa resistência, andando a beira de abismos. Um chama outro mais profundo ainda (Sl 42.7).

Potifar confiou toda a sua casa nas mãos de José e não lhe negou nada além da esposa (Gn 39.1-4, 8,9). Isso me lembra a história de Adão. Deus confiou todo o Jardim do Éden nas suas mãos e lhe disse que poderia comer de todas as árvores do jardim menos da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2). Adão comeu o fruto e matou a intimidade que Deus sonhou ter com os homens no Jardim. José deixou a capa, por mais confortável fosse. Ele não traiu a confiança de Deus.

Deus tem nos confiado coisas preciosas e Ele tem nos abençoado tanto! Será que cobiçaremos logo aquilo que Ele proibiu? Deus não faz proibições por autoritarismo. Toda proibição de Deus é um ato de amor para nos livrar da morte. Seus mandamentos são sempre para o nosso bem (Dt 10.12-13), pois o fruto proibido sempre mata.

Sem santificação ninguém verá o Senhor (Hb 12.14). Santificar-se é um tratamento diário contra a “catarata espiritual” que camufla a nossa visão de Deus. A cada vez que vencemos as tentações, contemplamos mais a Deus e sendo transformados (2 Co 3.18).

Mas como vencer as tentações? Deixando as capas! O que te liga ao pecado? Se a pornografia te assola, não veja TV de madrugada, pois 90% dos filmes giram em torno de sexo. Se tende a falar da vida dos outros, fuja de situações que te levem a dar opiniões. Se tende à vaidade, fuja de bajulações. Se a sensualidade grita no namoro, fuja dos escurinhos.

Eu te Desafio a fazer uma lista das tentações contra as quais você luta sempre e identificar o que te prende a isso. Posicionar-se tem um preço, mas cada um tem que tomar a sua cruz e seguir ao Senhor. Não há preço maior do que o que Ele pagou na cruz!

Precisamos deixar os pecados de rotina. É possível pecar, mas viver no pecado não (Gl 2.17-21). E ampliando a visão, deitar-se com aquela mulher tiraria José do centro da vontade de Deus. E não é da vontade de Deus vivermos embaraçados (Hb 12.1).

Pecado tem Nome denuncie, Identifique!

Lembranças lhe alimentam mágoas? A TV toma o teu tempo devocional? (Mt 6.6) Brigas bobas tiram a tua alegria? Deixe todas estas capas! Seja livre para obedecer, custe o que custar!

Deus elevou José. Foi fiel a ele e o honrou (Gn 39-41). Ele nos elevará acima das autoridades do “Egito dos nossos dias” e seremos benção nesta geração!

Deixe a capa cair agora e corra ao encontro do Pai, nosso refúgio presente na hora da angústia!

Em Cristo


Pastor Tiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!