Seja bem-vindo! Hoje é

Discipulador no Altar

Graça e Paz!

Deus tem me mostrado dia após dia que tudo em nossa vida deve ser da maneira dele, da forma dele, estava em um dia meditando sobre formação e discipulado e comecei a entender alguns pricipios.

que devemos formar discipulos não para nós mas para o altar de Deus.

E Comecei uma analize ministerial muito particular, tenho ensinado que pastor nenhum é dono de ovelha, rebanho ou igreja, sabemos a quem servimos, comecei a analizar muitas vezes a infantilidade ministerial não se aplica a idade temos o exemplo de samuel que aprendeu a escutar a voz de Deus logo em sua juventude, mas a infantilidade é o resultado de pensamentos e posicionamentos de pessoas que não tem levado a sério o Sacerdócio muitos dizem sou Sacerdote se de fato fosse, por que os problemas desta vida abalam um sacerdote sendo que sua vida deveria ser Deus.

Mudança de Valores, esta é a resposta

Tenho levado a palavra a muitos lugares e muitas vezes somos tratados como meninos e agradeço a Deus por isso, pois é desta formar que Deus tem me habilitado percebi algo e gostaria de dividir com você devemos formar discípulos no Altar e para o Altar, verdadeiros adoradores. Formar a personalidade do discipulado no Altar de Deus é uma tarefa árdua, mas prazerosa.

Texto: “O fogo que está sobre o altar arderá nele, não se apagará; mas o sacerdote acenderá lenha nele cada manhã, e sobre ele porá em ordem o holocausto e sobre ele queimará a gordura das ofertas pacíficas” (Levítico 6:12)

Não queremos e não podemos criar neuroses e barreiras para que a nova geração se distancie do Altar de Deus. Mas queremos facilitar caminhos por princípios, para que as pessoas saibam e entendam os motivos pelos quais estão chegando ao Altar do Senhor. Por que devemos subir ao Altar de Deus?

Estava com minha esposa e comentava com ela por onde andam algumas pessoas, e citei o nome de uns e outros. E aí começamos a fazer uma analize, algumas observações.

Por que estar no Altar?

Pessoas abandonam a Igreja porque são fascinadas pelo “pseudo altar”, que virou palco. Se elas não têm o palco, alegam que não servem para mais nada. O prazer delas não consiste em servir no Altar, mas aparecer no palco.

Elas não servem na Casa do Senhor nem para a Casa do Senhor. Observe como outra função não interessa para elas; elas só querem se for para estar no Altar, aparecendo, estando em evidência.

Sabemos que o real interesse do levita é chegar ao Altar para servir, cuidar e zelar. Só que nenhum levita chega ao Altar sem antes passar por um treinamento específico. E os que não são levitas não se submetem ao tratamento.

O cuidado com quem ministra no Altar

O líder que ama o Altar não coloca leigos para ministrar sobre a sua vida nem sobre a vida das ovelhas. Tenho ensinado, que não é qualquer pessoa que deve e pode colocar a mão sobre a nossa cabeça. Não é qualquer pessoa que tem de orar sobre nós, porque aquele que ora sobre nós é a última autoridade que vale. Quando você submete a sua cabeça para uma pessoa ungir, você se submete àquela autoridade.

No discipulado, antes de você entregar os púlpitos, é preciso, antes, que o líder se submeta ao grande treinamento. As pessoas precisam ser treinadas para, mais tarde, compreenderem o porquê de estarem ocupando um lugar de honra. Quando isso não acontece, quando galgam territórios sem esforço, não dão valor à honra de Deus e negligenciam o chamado.

Você que é Pastor, líder de excelência, que tem um rebanho confiado em suas mãos através do líder que está sobre sua vida, deve sempre lembrar a você mesmo duas coisas:

1. Que você é chamado por Deus para estar em um lugar de honra.
2. Que um homem de Deus deve ser treinado para estar no Altar do Senhor.

O Altar, que pode ser representado através da vida em Santidade.

O Altar é o lugar de formação da personalidade, de ajudar a formar a personalidade. É no Altar, no púlpito, que as vidas receberão ministrações que as ajudarão, trarão doutrina e orientação. Por isso, o Altar de Deus precisa ter líderes com autoridade e responsabilidade.

O Altar é consagrado, você é consagrado ao Senhor?

Eu concluí que realmente no Altar do Rei Jesus não pode subir pessoas desautorizadas ou despreparadas.

Pare um pouco e reflita: Quem lhe chamou para subir no Altar do Rei? Quem lhe referenda para subir no Altar do Rei? Em nome de quem você vai liberar palavras, chamar à existência bênçãos e ministrar na vida das pessoas? É muito importante você estar ciente do que está fazendo, no nome de quem está fazendo e para quem está fazendo.

Hoje, em meio a tantos cursos e tecnologia à nossa disposição, está fácil ser um orador eloquente. Isso é fácil. Agora, quem o autorizou a subir no Altar de Deus? Com que autorização você ministra sobre as vidas e qual tem sido o seu cuidado por elas?

Estar no Altar de Deus liderando vidas deve ser algo que nos causa temor, respeito, reverência cada vez mais ao Senhor e à Sua Palavra. Precisamos aprender a respeitar o Altar do Senhor e a entender que, a partir dele, formamos muitas vidas. Quando não há esse entendimento, tudo vira um caos, porque as pessoas não sabem fazer a diferença do que é sagrado e profano.

Jesus disse que o zelo pela Casa do Pai O consumia. Hoje, muitas vezes, parece que as pessoas já não têm mais nenhum tipo de temor pela Casa do Senhor. Onde está o zelo pela Casa do Senhor, pelo Altar do Senhor? Algumas regras precisam ser rígidas, não importa se incomodará alguns que não têm seriedade ou maturidade para entender.

O Altar do Senhor é um lugar sagrado, precisa ter critérios de acesso. Quando alguém subia no Altar e não estava dentro dos critérios, o levita bradava que havia fogo estranho no Altar. Não era outro fogo, eram pessoas não bem-vindas. Então, não é de bom alvitre, que deixemos no Altar do Senhor qualquer pessoa subir, ministrar, orar.

No Altar de Deus, só pode subir quem é homem e mulher do Altar. Inclusive, se você ainda não fez, deve participar do Simposio de Adoração com o Pastor Jundimar e Pba Daiane. Lá aprenderá sobre fogo santo no Altar, e o que deve e o que não deve estar no Altar.
Nossa responsabilidade no Altar de Deus deve ser muito intensa. Quando Jesus ministrava, Ele referenciava o Altar. Então, é responsabilidade nossa, como Pastor, líder, discípulo do Altar, zelar pelo Altar da Casa do Senhor. É nosso dever ensinar para os discípulos o respeito, o amor e o cuidado com o Altar.

O Senhor diz que o altar em ruínas será restaurado por aquele que tem a visão do tabernáculo de Davi, que tem a visão de respeito e de restauração, por aqueles que cuidam da Casa do Senhor (Amós 9:11-13).

O Altar não muda com a modernidade

O legalismo extremou por um lado, e a visão fundamentalista e moderna, muito aberta, acabou abrindo precedentes pelos quais cometemos alguns descuidos com o Altar, apesar de não termos esse direito, visto que o Altar não é nosso, é de Deus.

O Altar não foi consagrado para homem algum, mas para Deus. Somente aqueles que foram consagrados por Deus estão autorizados a subir e a cuidar dele. Aqueles a quem Deus separou sobem, porque todos que sobem ao Altar viram notícia espiritual. Se você quer evitar ser notícia espiritual e não despertar principados e potestades, não suba ao Altar de Deus.

Caso contrário, podemos travar uma guerra desconhecida e essa guerra causar muitos desconfortos para cada um de nós. O discipulado pode ser uma cadeia de ensino onde as pessoas vão aprender a valorizar a importância de vir à Casa do Senhor.

Existem lugares que a gente só pode entrar se for convidado. E os nossos discípulos precisam entender que há situações que são do nosso discipulado, mas outras fugiram do nosso controle por causa da falta de temor. Pela falta de temor, fugiram da competência do discipulado.

O Altar é consagrado, solene

O Altar é consagrado, solene. Creio que isso você já entendeu. Tudo que está no Altar também é consagrado e solene. Você foi escolhido para cuidar, amar e zelar pelo Altar de Deus.

A exemplo de tudo que está no Altar ser consagrado e solene, quero lembrar alguns e ensinar a outros, que o quarto do casal é consagrado ao casal. Também deve ser amado, cuidado e zelado pelo casal.

Eu tenho um princípio, peço desculpas àqueles que são mais generosos do que eu, mas na minha cama, na qual eu e minha esposa dormimos, não levo visitas. Sabe por quê? Porque muitas vezes, para sermos gentis com os visitantes que aparecem em nossas casas, damos o lugar de maior honra da nossa casa. O leito não pode ser contaminado nem ser suspeitamente contaminado.

Imagine lá em casa, É melhor, porque muitas vezes cedemos nosso quarto na maior das boas intenções, mas não conhecemos a vida do casal, não sabemos como vivem na intimidade. Você pode dizer: ‘Eu conheço, Pastor’. E eu lhe respondo que não conhecemos, não na intimidade de casal.

A casa e o discipulado são sagrados. Lembro-me que no início da Igreja, eu ensinava sobre o cuidado de não deixar um pregador que você não conhece ministrar na Igreja, por mais que digam que é uma bênção, você não conhece.

Quanto a mim, até hoje tenho sido cuidadoso de não expor as ovelhas que Deus me confiou a um líder que eu não conheço. Isso é cuidado com o Altar de Deus. Seja você também cuidadoso com o Altar que lhe foi confiado.

Em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!