Seja bem-vindo! Hoje é

O que é apostasia?


Graça e Paz!

Veja a seguir dois conceitos extraídos do cd-Rom Bíblia On-line (Sociedade Bíblica do Brasil):

1) Negação e abandono da fé (1Tm 4.1; 2Tm 2.17-18).

2) A Revolta Final contra Deus (2Ts 2.13).

Apostatar-se é abandonar a fé em Deus; sair dos caminhos divinos.

Apostasia.

1 - Como considera Deus a apostasia?

“As tuas apostasias te repreenderão: .......vê que mau e quão amargo é deixares ao Senhor teu Deus, e não teres o Meu temor contigo, diz o Senhor Jeová dos Exércitos”. Jer. 2:19. “Se ele recuar, a Minha alma não tem prazer nele”. Hebreus 10:38.

2 - Qual tem sido sempre a tendência do povo de Deus?

“O Meu povo é inclinado a desviar-se de Mim”. Oséias 11:7.

3 - Que conduz inevitavelmente ao afastamento de Deus?

“Vede irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo”. Hebreus 12:1.

4 - Em que sentido se manifestava a constante apostasia do povo de Jerusalém?

“Por que pois se desvia este povo de Jerusalém com uma apostasia contínua? Retém o engano, não quer voltar. Eu escutei e ouvi: Não falam o que é reto, ninguém há que se arrependa da sua maldade, dizendo: Que fiz eu? Cada um se desvia na sua carreira, como um cavalo que arremete com ímpeto na batalha”. Jeremias 8:5 e 6.

5 - A que é comparada a apostasia?

“Deveras, como a mulher se aparta aleivosamente do seu companheiro, assim aleivosamente te houveste comigo, ó casa de Israel, diz o Senhor”. Jeremias 3:20.

6 - A fim de reaver o favor divino, que precisa fazer o apóstata?

“Somente reconhece a tua iniqüidade, que contra o Senhor teu Deus transgrediste, e estendeste os teus caminhos aos estranhos, debaixo de toda a árvore verde; e não deste ouvidos à Minha voz, diz o Senhor”. Jeremias 3:13.

7 - Sob Que condição promete Deus misericórdia aos pecadores?

“Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos, e se converta ao Senhor, que Se compadecerá dele; torne para o nosso Deus, porque grandioso é em perdoar”. Isaías 55:7.

8 - Por que precisam os ímpios abandonar seus pensamentos e caminhos?

“Porque os Meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os Meus caminhos, diz o Senhor”. Isaías 55:8.

Deus quer que pensemos os Seus pensamentos, que são retos, puros e eternos. Quer também que adotemos os Seus caminhos, que são agradáveis, e andemos em Suas veredas, que são veredas de paz.

9 - Que é especialmente necessário para evitar a apostasia?

“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca”. S. Marcos 14:38.

10 - Que são os crentes exortados a fazer?

“Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; aprovai-vos a vós mesmos. Ou não sabeis quanto a vós mesmos, que Jesus Cristo esta em vós. Se não é que já estais reprovados”. II Coríntios 13:5.

11 - Se temos a lei de Deus no coração, o que não nós acontecerá?

“A lei do seu Deus está em seu coração, os seus passos não resvalecerão”. Salmos 37:31.

12 - Qual é uma das características da apostasia?

“Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos Meus estatutos, e não os guardastes; tornai vós para Mim, e Eu tornarei para vós, diz o Senhor dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?” Malaquias 3:7.

13 - Que ordenança negligenciada cita Deus?

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas”. Malaquias 3:8.

14 - Que remédio é indicado?

“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu vos abrir as janelas do Céu, e não derramar sobre vós uma benção tal, que dela vos advenha a maior abastança”. Malaquias 3:10.

15 - Devido aos claros ensinos de Cristo, que fizeram alguns de Seus discípulos?

“Desde então muitos dos Seus tornaram para trás, e já não andavam com Ele”. João 6:66.

16 - Arrependendo-os o apóstata, que faz Deus?

“Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-Lhe: Expulsa toda a iniqüidade, e recebe o bem, e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios. ...Eu sararei a sua perversão (apostasia), Eu voluntariamente os amarei; porque a Minha ira se apartou dele”. Oséias 14: 2-4.

17- Haverá perigo especial de apostasia nos últimos dias?

“E por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará”. S. Mateus 24:12.

18 - Quais são alguns dos males contra que somos especialmente advertidos neste tempo?

“E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós de improviso aquele dia”. Lucas 21:34.

19 - Em vista dos perigos que nos envolvem, que somos instruídos a fazer?

“Vigiai pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem”. Lucas 21:36.

Precisamos estar completamente firmados debaixo da Autoridade de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo
sempre que tenho oportunidade de ministrar costumo levar a igreja em uma pura e profunda reflexão, sabemos que nosso Deus supre infinitamente mais daquilo que pedimos ou imaginamos mas pense comigo, se esse Deus lhe desafiace a viver sem pedir mais nada a ale só servir.

Sera que você ainda o serviria?

Pense bem pois a apostasia não esta e nunca esteve em sair da igreja (templo) mais sair de Deus. Analise sua vida, do que vale tantas metas, propósitos se o maior deles é a salvação.

Jesus esta Voltando

em Cristo


Pastor Tiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!