Seja bem-vindo! Hoje é

Curiosidades


Os nomes de Deus:

O nome Jesus vem do hebraico (Yehoshua) - "Josué", que significa "Iavé é salvação". Josué era chamado de Oshea ben Num "Oséias, filho de Num" (Números.13:8). Moisés mudou seu nome para Yehoshua bem Num (Números. 13:16). A Septuaginta (tradução grega do VT) usou o nome Iesus para Yehoshua; Portanto Iesus é a forma grega do nome Yehoshua. Depois do cativeiro de Babilônia, o nome Yehoshua era conhecido por Yeshua. Em Neemias 8:17 Josué era chamado Yeshua ben Num. Yeshua é o nome hebraico para Jesus, até hoje em Israel. Isso pode ser comprovado em qualquer exemplar do Novo Testamento hebraico.

É verdade que nome não se traduz, mas se translitera conforme a índole de cada língua. Os nomes Eva, David e outros levam a letra "v" em hebraico, aparecem como Eua, Dauid, nos textos gregos. No grego moderno a letra beta (b) na antiguidade, hoje é v. Hoje se escreve Dabid, para David, e Eba para Eva. Há nomes que permanecem inalteráveis em outras línguas, mas não são todos. O nome João, por exemplo, é Yohanan, em hebraico; Ioannes, em grego; John, em Inglês; Jean, em francês; Giovani, em italiano, Juan, em espanhol; johannes, em alemão. E assim por diante, isso ocorre em vários nomes. Há nome que mudam substancialmente de uma língua para outra. Eleazar, em hebraico, é Lázaro em grego. Elizabete é a forma hebraica do nome Isabel. O argumento, portanto, de que o nome deve ser preservado na forma original, em todas as línguas, é inconsistente, sem apoio bíblico.


EL ÔLAM = Deus Eterno

ATTIQ YÔMIN Antigo de Dias

EL ELHÔHÊ ISRAEL Deus de Israel

EL ELAH Todo.Poderoso

JEOVÁ JIRÉ O Senhor provê

ELOHIM Criador

JEOVÁ NISSI O Senhor é a minha bandeira

ADONAI Senhor

JEOVÁ SHALOM O Senhor é paz

ELIOM Altíssimo

JEOVÁ TSIDIKENU O Senhor é a nossa justiça

KADOSH Santo

JEOVÁ SHAMMAH O Senhor está presente

GIBBOR Poderoso

JEOVÁ SEBHÃÔH Senhor dos Exércitos

MAOR Criador da Luz

KADOSH ISRAEL Santo de Israel

SHAPHATAR Juiz

YOHANAN

Yohanan ou Yehohanan (João) que se decompõe em Yeh, Yo, Yaho (abreviações de Yahweh, Javé, Deus) e hanan (compadecer-se), com o sentido de Deus teve misericórdia, se compadeceu

ELOI Senhor de todas as coisas

PALET Libertador

MARGEN Protetor

AARÁ Meu Pastor

JEHOSHUA Javé é a Salvação

EL ROI Deus que vê

ADON HAKAVOD Rei da Glória

EL SHADAI Deus Todo.Poderoso

YAVEH TIÇAVAOT Senhor das Hostes Celestiais

ROBECA Que te sara

YAVEH EL ELION NORAH O Senhor Deus Altíssimo é Tremendo

NIKADISKIM Que nos santifica

YESHUA Jesus

RAFÁ Que cura

JEOVÁ JASER O Senhor é Reto

SALVAON Senhor Todo Poderoso

YHWH Nome impronunciável de Deus; sempre que aparece

na Bíblia, é traduzido como Senhor

JEOVÁ HOSSEU O Senhor que nos criou

JEOVÁ ELOHEKA O Senhor teu Deus

MALAH BRIT O Anjo da Aliança

EL RAÍ O Deus que tudo vê

EL CANÁ O Deus zeloso

EL DEOT O Deus das Sabedorias

3 comentários:

  1. Anônimo30/6/10

    O NOME jesus, Nao vem do hebraico, mas sim do grego...
    que siginifica
    je= YA= DEUS
    SUS= CAVALO(GREGO)
    NO GREGO QUANDO SE DIZ jesus...vc esta dizendo DEUS VC E UM CAVALO
    O FILHO DO ETERNO QUE MORREU NA CRUZ SE CHAMA YESHUA HAMASHIA OU YAHOSHUA, QUE SIGINIFCA D'US E A MINHA SALVACAO....
    O NOME jesus...e uma manifestacao de satanas...para que nao compreendamos o verdadeiro nome do MASHIACH....CONEHCEREIS A VERDADE E A VERDADE VOS LIBERTARA!!!!

    ResponderExcluir
  2. O nome Jesus vem do hebraico ישוע (Yeshua), que significa "Jeová (YHVH) salva.[15] Foi também descrito por seus seguidores como Messias (do hebraico משיח (mashíach, que significa ungido e, por extensão, escolhido[16]), cuja tradução para o grego, Χριστός (Christós), é a origem da forma portuguesa Cristo.

    Nomes e títulos de Jesus

    O símbolo do peixe, recorrente no início da iconografia cristã. O termo "peixe" em grego ἰχθύς (ichthýs) é o acrônimo de Ἰησοῦς Χριστός Θεοῦ Ὑιός Σωτήρ (Iēsoùs Christòs Theoù Yiòs Sōtèr), Jesus Cristo Filho de Deus Salvador.Nos livros de Novo Testamento, Jesus é mostrado não só com o seu próprio nome mas também com vários epítetos e títulos (A lista está em ordem decrescente de frequência):

    "Jesus"
    "Cristo". Literalmente significa "ungido",e foi posteriormente associado ao Messianismo. Na época de Jesus, o Cristo era esperado pelo povo judeu, especialmente para promover um resgate social e político
    "Senhor". Utilizado principalmente no livro de Atos dos Apóstolos e nas cartas. O título honorífico, em grego clássico é desprovido de valor religioso, mas é particularmente significativa a aplicação dele a Jesus, pela associação que a Septuaginta faz deste título com o temo hebraico יהוה (YHWH), que é um dos nomes de Deus.
    "Filho do Homem." Na tradição judaica tardia, a expressão tinha uma forte conotação escatológica.
    "Filho de Deus". No Antigo Testamento, a expressão indica uma relação estreita e indissociável entre Deus e um homem ou uma comunidade humana. No Novo Testamento, o título assume um novo significado, indicando uma filial real.
    "Rei". O atributo da realeza foi relacionada com o Messias, que era considerado um descendente e herdeiro do Rei Davi. Jesus, apesar de se identificar com o Messias, rejeitou as prerrogativas políticas do título. Alguns dos seus outros títulos são: Rabi (ou Mestre) Profeta, Sacerdote, Nazareno, Deus, Verbo, Filho de José e Emanuel.

    Além disso, especialmente no Evangelho segundo João, são aplicadas a Jesus expressões alegóricas como: Cordeiro, Cordeiro de Deus, Luz do Mundo, pastor, bom pastor, pão da vida, pão vivente, pão de Deus, porta, Caminho e Verdade.

    Gloria Deus Acima de todas as coisas, mas mais importantes que palavras é nossa atitude em relação a palavra.
    Como diria o próprio Jesus: "o povo perece por falta de conhecimento"... Jesus é transliteração de "Iesous", do grego, que por sua vez é uma tradução do nome hebraico "Yeshua", que significa "salvação". E é isso mesmo que Jesus é: a salvação de Deus para todo aquele que nele crê. Se no seu coração você acredita que Deus ressuscitou Jesus e com a sua boca você confessar que Jesus é o seu Senhor, você será salvo da ira de Deus, que repousa sobre todos os que vivem em desacordo aos seus preceitos. Jesus ama demais a todos! Ademais do seu Nome, este é o seu significado mais profundo!
    Que a Paz de Jesus esteja com todos!

    ResponderExcluir
  3. Estes messianicos que dizem ser Jesus um Deus-cavalo, simplesmente porque o significado de "SUS" em hebraico é cavalo, são mais cavalo de que o "SUS" hebraico. Sabes por quê? Porque não precisa ser muito inteligente para se saber que o significado de um termo ou uma palavra de uma língua não pode ser comparado ao significade de outra. Por exemplo: "SUS" na língua portuguesa significa: "Sistema Único de Saúde" e não cavalo. Imagine se aplicarmos o significado de "SUS" hebraico ao nosso Sistema Único de Saúde? O nosso Sistema não seria um cavalo? Este argumento só cabe na cabeça dos fabricantes de heresias...

    ResponderExcluir

Comente!