Seja bem-vindo! Hoje é

Utilizando as armas espirituais


“Vai, ajunta todos os judeus que se acham em Susã, e jejuai por mim, e não comais nem bebais por três dias, nem de noite nem de dia; e eu e as minhas moças também assim jejuaremos. Depois irei ter com o rei, ainda que isso não é segundo a lei; e se eu perecer, pereci.” (Ester 4:16)

O cristão precisa saber utilizar as armas espirituais corretamente, ele precisa ser um valente de guerra. E o valente de guerra é aquele que sabe colocar em prática tudo o que tem aprendido da parte de Deus.

Estamos em meio a uma grande e expressiva guerra, a qual devemos enfrentar com segurança e direção de Deus, como fez a rainha Ester. Ester foi uma poderosa mulher, uma mulher valente de Deus, que ganhou o coração do rei e destronou as obras do diabo sobre seu povo.

Sabemos que Satanás não veio para outra coisa, senão para matar, roubar e destruir (Jo 10:10). E ele tentou fazer isso com o povo de Deus usando um homem chamado Hamã. Mas, ao ser comunicada sobre o plano de destruição do seu povo, Ester não perdeu tempo. Como boa valente, buscou logo uma estratégia para vencer. Como resultado, ela destruiria as forças espirituais. E ela conseguiu! Vejamos de que forma isso aconteceu.

1. Jejuando e orando

"Vai, ajunta todos os judeus que se acharem em Susã, e jejuai por mim. Não comais nem bebais durante três dias, nem de dia nem de noite, e eu e as minhas moças também assim jejuaremos." (Ester 4:16)

Vemos essa estratégia na vida de todos os guerreiros de Deus. Foi assim com Daniel, Gideão, Neemias, Esdras, Davi etc. Não foi diferente com Ester. Ela convoca o povo para jejuar e orar, vencendo, assim, a força e a estratégia do diabo no mundo espiritual. Se você quer vencer uma guerra com a direção de Deus, saiba que essa é a primeira estratégia da sua vitória: o jejum e a oração.

Nunca esqueça que a nossa luta, como cristãos, não é contra carne nem sangue, mas contra principados e potestades, contra as forças do mal (Ef 6:12). Portanto, se você não vencer as forças do inimigo que age por detrás dos homens e das situações, como você vencerá uma guerra? Por isso, os covardes não têm como entrar no Reino de Deus. Os covardes nunca querem ir para a guerra porque não querem expor-se, lutar e enfrentar o inimigo.

2. Agindo

"...Depois irei ter com o rei, ainda que seja contra a lei. E se eu perecer, pereci."(Ester 4:16).

Ester agiu, apresentando-se ao rei. Colocou em risco a própria vida. É assim que deve ser conosco. Quando guerreamos, colocamos em risco a nossa própria vida para vencermos a guerra. Os covardes não fazem isso, porque são passivos, neutros. Entretanto, essa nunca foi a postura de Deus. Deus sempre mostrou para o povo que eles deveriam ser guerreiros com base nas estratégias dadas por Ele (Et 5).

Ester não se acovardou e por essa causa foi recebida pelo rei. Sua postura foi diferente da de Jonas (Jn 1:3); ele foi covarde. Os covardes são tomados pelo sentimento do medo, ficam paralisados. Mas, a arma para vencer o medo é a fé. A fé faz com que não paralisemos diante da circunstância nem em meio à situação. A dimensão da fé está acima da dimensão humana. Ela tem sua própria visão e esperança. Ela não se firma no aparente, naquilo que a circunstância apresenta, mas está firme no propósito.

Diferente de Ester, Jonas teve medo do poder pecaminoso que atuava em Nínive. A rainha Ester não teve medo da estratégia maligna de morte, pois ela buscou a estratégia de Deus. Jonas sofreu muito por sua covardia; teve que se arrepender e clamar a Deus por misericórdia em meio a circunstâncias nada agradáveis. Muitos estão no abismo porque são covardes, fujões, passivos, e não querem assumir responsabilidades.

Reconhecemos que é difícil enfrentar uma guerra; não é fácil para ninguém. Mas, a única coisa que você não pode fazer é se acovardar e fugir. O medo paralisa a fé e estanca a ação. E muitos, por causa disso, se escondem. Não se esconda no meio da guerra, porque do esconderijo você irá para o ventre do peixe, que significa um lugar de abismo, angústias e escuridão (Jn 2). Não busque desculpas para não ir à guerra. Trabalhe pelas suas vitórias. Siga o exemplo da valente Ester: enfrente logo e guerreie, porque a vitória é certa.
3. Crendo que Deus peleja por nós

"Enviaram-se as cartas por intermédio dos correios a todas as províncias do rei, para que destruíssem, matassem e aniquilassem a todos os judeus, moços e velhos, crianças e mulheres, em um mesmo dia, no dia treze do décimo segundo mês, que é o mês de adar, e para que lhes saqueassem os bens.” (Ester 3:13)

Hamã era um homem que ansiava a morte dos judeus e para tal intento traçou um plano diabólico (Et 3:8-14). Era um homem que tinha um cargo político e foi usado para tentar destruir o povo de Deus. O plano do inimigo foi colocado em prática, mas o Senhor era com aquele povo; o próprio Deus se encarregou de vencer o inimigo com a mesma estratégia que Hamã havia pensado em usar (Rm 8:31). Toda a autoridade que se levanta contra o povo de Deus será destruída. Hamã morreu no laço que ele mesmo havia preparado. "Assim, enforcaram a Hamã na forca que ele tinha preparado para Mordecai.” (Et 7:9-10)

Quando estamos sob a direção de Deus, o nosso inimigo é confundido, vencido pela sua própria estratégia. Por isso, nunca manche suas vestes com a vingança; Deus é o Verdadeiro Juiz e sabe, muito mais que nós, como punir o inimigo. O Senhor vai à frente das nossas batalhas, por isso não devemos temer as ameaças, as acusações, as falcatruas.

Hamã era o tipo de autoridade política que usava todas essas armas sujas. Devemos ter a postura de não entrar no jogo do inimigo, de não deixar que ele tire a nossa atenção do alvo, com estratégias mentirosas e covardes. Devemos caminhar na oração, no jejum, na ação, crendo que o Senhor, o Grande Guibor, vai à nossa frente pelejando por nós.

Ester foi uma valente usada por Deus, no meio político, para vencer as falcatruas, as mentiras, os laços de mortes que Satanás tinha para o povo. Precisamos olhar para a vida da rainha Ester e entender mais do que nunca que essa é a nossa realidade. O diabo tem tentado destruir as famílias, a Igreja, os governos, a economia, enfim, tudo. Mas, nós, como povo valente e destemido, enfrentaremos e venceremos esses demônios na força e na estratégia do Todo Poderoso.

Verdadeiramente, precisamos nos espelhar no testemunho de Ester que não se acovardou nem se intimidou, mas lutou com as estratégias que Deus havia dado e obteve grandes vitórias. "Veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, quando ouviram que o Senhor havia pelejado contra os inimigos de Israel." (II Cr 20:29)

Nunca se esqueça Deus não pode usar covardes, Diga o Fraco eu sou forte na tua dificuldade e a hora de Deus agir

em Cristo

Pastor Tiago Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!