Seja bem-vindo! Hoje é

Pastor Tiago Ministra - FÉ


Pastor Tiago Ministra na celebração da família, com poder e autoridade sobre a FÉ para Conquistar.

VIVENDO PELA FÉ


“…mas o justo viverá pela sua fé.” (Hb.2.4).

O Senhor Deus não disse: “o justo viverá com a sua fé”, mas, sim, “pela sua fé”. A diferença entre um e outro é total. Uma cousa é viver com fé em Deus, acreditando na Sua existência e crendo que Ele é onisciente, onipresente e onipotente. Essa qualidade de fé quase todo o mundo tem e nem por isso se tem visto os seus benefícios. Muito pelo contrário, pois as pessoas que têm convivido com esse tipo de fé e que por isso mesmo são chamadas de religiosas, têm encontrado dificuldades para colocar essa fé em prática. Elas têm pensado que o simples fato de crerem em Deus já é suficiente para alcançarem méritos e conseqüentemente Suas bênçãos. E nós sabemos perfeitamente que na prática não é bem assim! Tanto é que o resultado disso em suas vidas tem confirmado o oposto do que a Bíblia diz.

Infelizmente, são muito mais os ímpios e incrédulos que têm tido relativo sucesso, pelo menos econômico, do que a maioria dos que têm fé em Deus. A razão disso é que os que têm fé em Deus vivem na esperança de um dia serem “sorteados” no céu em virtude de suas vidas religiosas. Enquanto que os ímpios e incrédulos que não tem nenhuma esperança de fé, que não dão a mínima para a Palavra de Deus, que não têm nenhuma consideração para com o Criador e até têm crido no dinheiro como seu deus, acreditam apenas na força do seu braço, na crença de seus próprios esforços no trabalho, no engano da mentira, enfim, são pessoas que não têm nenhum compromisso com a ética e a moral, senão apenas com a conquista do dinheiro. Mesmo assim eles conquistam. E conquistam porque não ficam esperando que o sucesso caia do céu.

Quando o Senhor diz que o justo viverá pela sua fé significa dizer o mesmo que a pessoa só é justa diante de Deus se ela viver na Sua total dependência. Dependência da Sua compaixão e perdão, dependência de Sua provisão em todas as suas necessidades, da direção para sua vida, enfim, dependência para tudo o que se refere na vida da pessoa. Essa dependência da fé não significa uma expectativa de milagres contínuos na vida. Não! A dependência da fé é uma certeza absoluta de que aquilo que Deus prometeu na Sua Palavra vai se cumprir mais cedo ou mais tarde. Não importa quando, mas, sim, que vai acontecer. A vida pela fé é uma vida de total dependência de Deus. Nessa dependência está o relacionamento entre o Deus-Pai e o filho, entre o Senhor Jesus e o servo, e entre o Espírito Santo e a obediência daqueles que por Ele são guiados. O servo depende da direção, da palavra inspiradora de seu Senhor para serví-Lo. Essa é a consciência da vida pela fé.

Muitas pessoas têm confessado ter fé. Mas entre ter fé e viver pela fé há uma grande diferença. Se a pessoa afirma ter fé mas não tem vivido por ela, no julgamento haverá muito mais rigor para com ela do que para com as demais que confessam não ter fé. Pois como o Senhor Jesus disse: “porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado.” (Mt.12.37). Se pessoa diz ter fé mas não vive por meio dela, então o que adianta a sua fé? Será que o objetivo da fé é pare enfeite? Claro que não! Viver pela fé é viver na dependência de Deus. E viver na dependência de Deus significa viver na comunhão com Ele.

A causa do fracasso de muitos cristãos se deve justamente nesse aspecto. Eles crêem no Senhor Jesus como Salvador mas não vivem na dependência dEle. Esse tipo de crença não traz benefícios práticos, ou seja, não resolve os problemas do quotidiano. Por quê? Porque o cristão que assim crê vive apenas na expectativa da salvação eterna e nada mais. Enquanto isso não acontece ele se conforma em continuar vivendo de fracasso em fracasso. Para ele a vida abundante prometida pelo Senhor Jesus é um sonho que somente no céu será realidade.

Creio que nós temos apenas duas opções: Ou cremos na existência de Deus ou não cremos. Se não cremos na Sua existência, então esse assunto de fé morre aqui. Mas se cremos na Sua existência, então temos que crer também que Ele é suficientemente poderoso para dar total suporte à nossa fé nEle. Isto é, tudo o que Ele prometeu na Sua Palavra tem que acontecer, custe o que custar! Mas a que prêço? O prêço é a prática da fé viva. Mas como podemos praticar a fé sem que o elemento sacrifício esteja em destaque? Impossível! Não há prática da fé sem o sacrifício. Por isso o Templo do Deus de Abraão tem o altar. E o novo Templo de Deus, a habitação do Seu Santo Espírito que são os servos, tem que ser um sacrifício contínuo.

Devemos viver a FÉ verdadeira, não uma Fé Inconsistente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente!